Warning: Creating default object from empty value in /home/amasbi/www/includes/settings.php on line 0

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/amasbi/www/includes/functions.php on line 0
AMASBI - Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí ª Notícias / Presidente da Amasbi participa de reunião por videoconferência com secretário estadual da Agricultur

Notícias

Presidente da Amasbi participa de reunião por videoconferência com secretário estadual da Agricultur

20 de Maio de 2020 Assessoria de Imprensa Amasbi

Na tarde de terça-feira (19), o presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi) e da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), prefeito de Victor Graeff, Cláudio Alflen, participou de uma reunião por videoconferência com o secretário estadual de Agricultura, Covatti Filho.

Em pauta, a situação dos avicultores da região, após a interdição do frigorífico da JBS em Passo Fundo no final de abril. O frigorífico retornou as atividades hoje (20).

Inicialmente, Cláudio Alflen relatou a preocupação dos prefeitos dos municípios pertencentes a Amasbi e Amaja diante dos relatos dos avicultores com a falta de escoamento da produção, temendo o abate dos animais. O prefeito destacou os impactos econômicos, citando o exemplo de Victor Graeff. “No município a avicultura representa aproximadamente 5% do setor agropecuário”, salientou.

O avicultor Alexandre Arendt, que participou da reunião representando os produtores da região, relatou que mesmo com o retorno das atividades do frigorífico, prejuízos já foram contabilizados como a mortalidade de frangos e as perdas financeiras. “Normalmente os frangos são transportados para o frigorífico com 28 dias, agora já estão com 42 dias. Isso impacta negativamente em todo ciclo de produção”, ressaltou.

O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, também demonstrou preocupação com a situação. Explicou que durante o período de interdição dos frigoríficos as secretarias estaduais de Agricultura e Saúde articularam com o Ministério Público o retorno das atividades, buscando minimizar os prejuízos. Ainda, diante do relato do avicultor, observou a questão de prorrogação de prazos de pagamento de financiamento para os produtores integrados a JBS.

Também participaram da reunião prefeitos da região, o coordenador de bancada da Assembleia Legislativa, Flávio Lammel, representando o deputado estadual Aloísio Classmann e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Victor Graeff, Volnei Schreiner.

Bárbara Born